sábado, 30 de março de 2013

Salada de Bacalhau

História do bacalhau

O bacalhau passou a fazer parte da cultura portuguesa por ser um peixe que além de manter características gustativas é considerado um produto não perecível, agüentando muitas horas de viagem. Foi descoberto pelos portugueses durante suas viagens pelo oceano Atlântico, próximo do oceano Ártico. O hábito brasileiro de consumir bacalhau é herança da colonização portuguesa.

Apesar disso, há registros da existência de fábricas de processamento de bacalhau na Islândia e Noruega, no século IX.
Os vikings são considerados os pioneiros na descoberta do bacalhau, mas os vikings ainda não haviam descoberto o sal e apenas secavam o peixe, até que estivesse pesando cinco vezes menos e endurecesse para o consumo nas longas viagens pelos oceanos.
O bacalhau começou a ser comercializado pelos bascos, habitantes da Espanha e da França, que já conheciam o sal. Existem registros que no ano 1000 eles já comercializavam o bacalhau curado, salgado e seco.
O bacalhau é um alimento muito consumido atualmente no Brasil principalmente nas tradições cristãs durante a sexta feira santa.
Vou deixar uma receita muito fácil de preparar da salada de bacalhau.
Salada da bacalhau

Ingredientes
1 kg de bacalhau dessalgado;
1 ½ de batata cozida e cortada em rodelas;
1 pimentão amarelo;
1 pimentão vermelho;
12 azeitonas sem caroço;
4 ovos cozidos e cortados em rodelas;
1 cebola cortada em rodelas;
Cheiro verde e azeite a gosto;
Modo de preparo
Refogue o bacalhau;
Disponha em uma travessa grande a batata, o bacalhau, o pimentão, o ovo, a cebola, azeitona, cheiro verde e regue generosamente com azeite;
Leve ao forno por uns 10 minutos e está pronto para servir.

Um comentário: